Boipeba: Jovem desaparecida é localizada por Grupamento de Operações com Cães da 33ª CIPM

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) da 33ª CIPM, recebeu na manhã desta quinta-feira (29), a informação através do grupo de segurança criado no aplicativo What’sApp, em Boipeba, que a jovem Josemaria dos Santos Passos, 20, havia desaparecido desde o dia 26 de agosto (segunda-feira).

A mãe da jovem informou que ela se recusava, há cerca de cinco meses, a continuar um tratamento medicamentoso de um transtorno psiquiátrico e na última segunda-feira, juntou pertences numa mochila e saiu escondida com destino até então ignorado.

Acionado pelo Comandante da 33ª Companhia Independente da PMBA, o Tenente Coronel Alexandre Costa de Souza, prepostos do GOC – Grupamento de Operações com Cães se deslocaram na madrugada desta sexta-feira (30), até a Ilha de Boipeba para iniciar as buscas, juntamente, com os Cães de Mantrailing Kyra (Pastor Belga Malinois) e Surah (Bloodhound).

Cadela de Mantrailing, a Pastor Belga Malinois, Kyra, destaque da corporação em identificação de pessoas desaparecidas

Após colher um artigo com o cheiro de Josemaria em sua residência, foram iniciadas as buscas nas proximidades da Praia da Cueira, sendo aplicada a cadela de Mantrailing Kyra, que após trilhar uma área à beira-mar, adentrou num manguezal, onde foi possível avistar algumas pegadas com características das de Josemaria. Chegando numa área arbustiva e alagada nas proximidades do Rio Aritibe, a Cadela Kyra, mudou de comportamento e seguiu na direção da jovem desaparecida.

Visivelmente abalada psicologicamente, Josemaria foi amparada pelos policiais envolvidos na operação e encaminhada para o Pronto Atendimento Médico da Ilha de Boipeba para recebimento dos cuidados médicos necessários, já na companhia de familiares.

“O sentimento do dever cumprido é enorme nesse momento para toda equipe K9 da Costa do Dendê, pois depois de muito treino e dedicação, tornou-se possível aplicar, na prática e com êxito, a ferramenta Mantrailing, salvando uma vida e levando alegria para uma família desesperada que já entrava no quinto dia sem notícias da Josemaria”, afirmou o Tenente Coronel Alexandre.

Com informações da Ascom/33ª CIPM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *