CIAPRA e SDR promovem encontro de consorciados para discutir projeto Cacau Mais Na pauta, a proposta de implantação do modelo em outras regiões do Estado

A cidade de Gandu, no Baixo Sul, sediou um encontro de representantes do Consórcio Intermunicipal Ciapra Baixo Sul e da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural – SDR, para debater e sensibilizar sobre a execução do Programa Cacau Mais. Além de Josias Gomes, secretário da pasta do Desenvolvimento Rural, e de organizações da agricultura familiar, participaram prefeitos e secretários de agricultura que fazem parte do consórcio.

Josias disse que a atividade do Cacau Mais pretende ser um modelo a ser implantado em outras regiões do Estado da Bahia. Segundo ele, o projeto deu certo e os prefeitos e produtores estão motivados.

“Há uma motivação dos secretários de agricultura e no nosso caso (Cacau Mais), aproveitamos o aumento da produtividade do cacau transformando isso em política territorial e vamos mostrar que é possível replicar em outros territórios”, disse Josias.

O programa tem como público-alvo membros da agricultura familiar. O contrato com a SDR consiste em oferecer assistência técnica qualificada aos agricultores e assim elevar a produtividade do cacau.

Foi identificado no cacau a possibilidade de incrementar a economia e geração de renda nos municípios do Baixo Sul, com a elevação da produção de cacau, de 10 a 45 arrobas por hectare, ao ano, para 80 arrobas, por hectare, a partir de ações como implantação de viveiro para produção de mudas, manejo, controle de pragas, polinização, adubação, manejo pós-colheita, rastreabilidade.

Célia Wanatabe, Superintendente da Bahiater – Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, disse que o Ciapra Baixo Sul foi o primeiro consórcio a fazer uma parceria ampla na assistência técnica aos produtores de cacau e que já o projeto já beneficia cerca de 2.400 famílias. “Na estratégia do Cacau Mais o objetivo é é ampliar a capacidade de produção e de produtividade”, disse.

O Prefeito de Gandu, Léo de Neco, destacou a importância do Cacau Mais e ressaltou o quanto tem sido decisiva a união dos prefeitos e dos secretários municipais em prol de projetos comuns de desenvolvimento da cultura do cacau.

“Isso é que é importante, essa união de todos aqui em prol do crescimento da produtividade do Cacau Mais”, afirmou, Léo de Neco.

Reportagem: Jonatas Soares/Ciapra/ SDR / Edição: Marcelo Dutra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *