Divulgada nova programação das homenagens a Senhor do Bonfim No dia 14 imagem será transportada em carro aberto no percurso do cortejo religioso

Devido à pandemia da Covid-19, as manifestações de rua das festas populares do verão de Salvador foram canceladas pela Prefeitura. Algumas adaptações, por outro lado, mantiveram a devoção religiosa. A prefeitura divulgou nesta segunda-feira (4) a nova programação da tradcional homenagem ao Senhor do Bonfim.

O novenário será realizado entre os dias 8 e 17. A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim adaptou a programação. As celebrações serão realizadas dentro do templo, com acesso por ordem de chegada e transmitidas através da WebTV do Bonfim (canal do YouTube) e das redes sociais.

No dia 14 de janeiro, data que pelo calendário religioso ocorreria a tradicional lavagem das escadarias da Basílica, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, às 8h, em carro aberto rumo à Colina Sagrada. No trajeto, passará em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia – de onde tradicionalmente parte o cortejo de rua -, seguindo o mesmo percurso até a Colina Sagrada.

Após a chegada da imagem no interior da Basílica, o padre Edson Menezes transmitirá a mensagem proferida todos os anos da janela da Basílica e concederá a bênção através das redes sociais e dos meios de comunicação sociais presentes. No dia 17, às 10h30, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene e, ao final da celebração, concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.

“ Mesmo com tais limitações, as nossas festas populares fazem parte do nosso patrimônio imaterial e devem ser valorizadas por todos, tanto soteropolitanos quanto aqueles que nos visitam”, frisa o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Do Bahia.BA / Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *