Estado inicia vacinação de idosos com mais de 90 anos na segunda O avanço da imunização dependerá da chegada de novos lotes de vacinas

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que a quantidade de imunizantes armazenados no estado é suficiente para iniciar na segunda-feira (1), a vacinação de idosos com mais de 90 anos contra a Covid-19. Vilas-Boas afirmou que uma nova reunião nesta sexta (29), deverá organizar a vacinação de idosos no estado.

O secretário confirmou que o início da vacinação para idosos com mais de 90 anos foi aprovado na quinta, em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), fórum interfederativo que abrange as três esferas de gestão – Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

A ideia, segundo Vilas-Boas, é imunizar inicialmente pessoas com mais de 90 anos e, em seguida, por faixas de idade a cada cinco anos, por ordem decrescente – 85 anos ou mais, 80 anos ou mais, e assim sucessivamente. O secretário ressaltou, entretanto, que o avanço do processo dependerá da chegada de novos lotes de vacinas.

O modelo previsto lembra o que será aplicado no Rio de Janeiro, onde cada idade terá um dia específico. Na capital fluminense, a vacinação de idosos também começa na segunda e se estenderá por todo o mês de fevereiro, alcançando pessoas até 80 anos.

Outras capitais já iniciaram a imunização desse grupo. Em Fortaleza, são vacinadas pessoas com 75 anos ou mais desde o começo da semana. Em Pernambuco, são imunizados idosos a partir de 85 anos. Já em Porto Alegre, a prefeitura vacina pessoas com 60 anos ou mais acamadas.

Por A Tarde/Foto: Shirley Stolze.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *