Ford pretende vender Troller e salvar fabricante nacional Venda é a única forma da marca nacional continuar existindo

O comunicado em que a Ford divulgou o fechamento de todas as suas fábricas no Brasil levantou diversos questionamentos, sobretudo em relação ao futuro da Troller no Brasil. A linha de montagem dos jipes em Horizonte (CE) também será fechada e iniciou especulações sobre o fim da última grande montadora brasileira.

A marca iniciou sua produção em 1997 e atualmente fabrica somente o jipe T4, em duas versões, com câmbio manual ou automático. Em 2007 a empresa foi comprada pela Ford, que desenvolveu a segunda (e atual) geração do T4 tendo como base a plataforma da Ranger. Em 2020 foram vendidos 1.301 Troller, segundo a Fenabrave, e a fábrica cearense é a última a ser fechada dentro da nova reestruturação da Ford, no final de 2021.

Esse tempo foi criado para que a Ford tente vender a Troller para outra empresa — única forma da marca nacional continuar existindo. Um áudio que circula nas redes sociais, atribuído a um gerente de concessionária, foi o primeiro indicativo das mudanças.

Em nota, a Ford repetiu parte do comunicado da reestruturação, sem negar a venda da Troller:
“A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. A Ford continuará facilitando alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis”, afirma.

Por enquanto não há indicativos dos possíveis interessados na aquisição da empresa. Ao longo desta segunda (11) o governador da Bahia Rui Costa (PT) cogitou até uma aproximação com a China para a compra do complexo de Camaçari (BA). A unidade da Troller, porém, é muito menor e demanda a manutenção de todo o pós-venda dos mais de 20 mil T4 que clubes estimam ainda rodarem no Brasil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: Auto Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *