Itacaré volta a endurecer medidas contra a Covid-19 No último boletim, município soma 89 casos ativos da doença

Após o aumento dos casos de Covid-19, em Itacaré, no Sul do Estado, a prefeitura publicou novo decreto endurecendo as medidas contra a disseminação do Novo Coronavírus na cidade. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o decreto prevê uma serie de medidas restritivas e de prevenção contra a doença. Entre as novas determinações, estão a proibição de qualquer tipo de aglomeração, disciplina o funcionamento das atividades comerciais, orienta sobre os protocolos sanitários, proíbe a circulação de pessoas na praia no período da noite, torna obrigatório o uso de máscaras e estabelece multas para os infratores.

Segundo o último Boletim Epidemiológico, Itacaré soma 89 casos ativos da doença, 5 pessoas hospitalizadas e 225 em monitoramento.

De acordo com o decreto, fica terminantemente proibida a realização de eventos que gerem aglomeração, como exemplo churrascos, festas e similares, a utilização de paredões de som, aglomeração em estabelecimentos, ruas e praias, excursões para day use e a utilização das praias das 22 até às 05 horas da manhã.

Fica também proibida a utilização de som mecânico nas vias públicas do município de Itacaré, em qualquer horário. Todas as atividades comerciais deverão ser encerradas até à meia noite. A partir da zero hora não está permitida reuniões ou aglomeração de pessoas em qualquer número em vias e espaços públicos do município de Itacaré.

O decreto estabelece ainda que é obrigatório o uso adequado de máscara, cobrindo nariz e boca, exceto para banho, para todos que transitarem pela cidade e praias de Itacaré, sob pena de sofrerem as imposições da Lei Municipal nº 362, bem como do Decreto nº 604, que a regulamentou.

As pessoas que não utilizarem corretamente a máscara, estarão sujeitas, ainda, às penas dos crimes previstos nos art. 268 – Infração de medida sanitária preventiva e art. 330 – Desobediência, ambos do Código Penal Brasileiro.

Ainda consta no decreto medidas sanitárias de funcionamento dos hotéis, pousadas e estabelecimentos comerciais, controle da entrada de veículo de passageiros, além de ações educativas de conscientização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *