ITUBERÁ decreta novas medidas para conter avanço da Covid-19 no município Bares e restaurantes podem funcionar até às 20h. Após esse horário, apenas delivery até às 22h.

A Prefeitura de Ituberá, no Baixo Sul, publicou novo decreto, o de nº 25/2021, nesta quinta-feira (18), endurecendo s medidas contra a disseminação do novo Coronavírus na cidade. O município voltou a vivenciar o aumento diário dos casos ativos de Covid-19, chegando a 71 na última quarta e com uma redução nas últimas 24h, recuando para 57. Segundo apurado pelo Portal Baixo Sul, a Unidade de Referência Microrregional de Atendimento à Covid-19, sediada em Ituberá, chegou a 100% de ocupação de seus leitos.

Segundo o novo decreto, estão proibidos os eventos e atividades com público acima de 50 pessoas. Os estádios, campos, quadras, ginásios e parques públicos esportivos continuarão fechados e está vedada a prática esportiva coletiva.

Bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques, barracas de praias e praças de alimentação, bem como os ambulantes e pontos de venda de acarajé, podem funcionar de segunda a sexta-feira até às 20h. Após esse horário é permitido apenas o serviço de delivery e a retirada no local até às 22h.

Aos sábados, domingos e feriados devem permanecer fechados, com a opção de manter o delivery e retirada até às 22h.
Está proibido o uso de aparelhagem sonora fixa ou móvel, nem apresentações musicais ao vivo.

Farmácias e drogarias, postos de combustível e distribuidoras de água e gás podem funcionar aos domingos e feriados.

Ao fazer uso de táxis e moto táxis, o condutor e o passageiro devem utilizar máscaras durante todo o percurso, higienizar as mãos e não aglomerar nos pontos de parada e espera.

As embarcações que realizam transporte para uso coletivo em linhas fluviais e marítimas, devem promover adequações incentivando o uso de máscaras durante o percurso e higienização das mãos com álcool gel, bem como utilizar apenas 70% da capacidade de lotação.

As academias esportivas devem seguir os procedimentos de higienização do espaço e equipamentos, e seguir os demais protocolos de segurança.

Supermercados, quitandas, açougues e similares, devem limitar uma pessoa cada dois metros quadrados.

Clínicas de saúde, salões, barbearias e centros de estéticas, é recomendado atender seus clientes e pacientes com horários marcados.

Casas lotéricas, Correios, bancos, órgãos públicos essenciais, devem trabalhar com o atendimento através de entrega de senhas, evitando aglomeração.

As entidades religiosas e igrejas precisam limitar a permanência de uma pessoa a cada dois metros quadrados do salão destinado a congregação das missas, cultos e afins. Realizar até três encontros semanalmente, com a higienização das mãos dos participantes na entrada dos salões e templos religiosos, evitando saudações com toques e contatos, e restringir a participação de pessoas que fazem parte dos grupos de riscos.

SEPULTAMENTOS

No caso de falecimento por Covid-19, casos confirmados ou suspeitos, fica suspensa a realização de velório, devendo a urna funerária permanecer devidamente lacrada e ser imediatamente providenciado o sepultamento, conforme disposições do Decreto Nº 24/2021.

As novas medidas valem por período indeterminado, mas, segundo a prefeitura, essas medidas podem sofrer alterações a cada 15 dias.

Fonte: Prefeitura de Ituberá/Edição: Marcelo Dutra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *