Ituberá: Jovens recebem certificados de cursos promovidos pela prefeitura Cursos fazem parte de programa municipal de qualificação de jovens e adultos

Mais de 50 jovens e adultos foram diplomados, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (12), pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude. As certificações são dos cursos de Bombons e Trufas (Senac), Manicure e Barbeiro. Foram três meses de aprendizado e agora esses alunos passam a contar com uma nova profissão e a oportunidade de garantir renda para as suas famílias.

A cerimônia contou com a presença de Fernanda Lemos, Secretária do Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude; Rone Santana, presidente do Conselho Municipal da Juventude; Murilo Thacys, Coordenador Municipal de Juventude; Nice Campos, Coordenadora do projeto Capacita Social; e de Vivaldo Neto, vice-prefeito.

Fernanda Lemos destacou a importância da criação Conselho e da Coordenação da Juventude, que foram primordiais para a alavancar a oferta de políticas públicas no município, inserida numa estrutura administrativa de coordenação ativa fazendo um trabalho direto com a juventude. A secretária lembrou que os próximos passos são a assistência técnica por meio do SEBRAE e CREDBAHIA aos novos empreendedores e linhas de crédito para a abertura de negócios.

“Boa parte destes alunos tem entre 18 e 29 anos e para a gente é uma satisfação estar num município, onde mesmo com todas as dificuldades financeiras que o Brasil vem passando, a gente tem conseguido fazer muito pelos que mais precisam, pessoas que são usuárias dos programas sociais”, disse Fernanda.

O jovem Expedito Gonçalves, 18, do Rio do Campo, que fez o curso de Barbeiro, representou os demais alunos na mesa de abertura, disse que foi de grande importância para os jovens que participaram. “Quero dizer que ganho meu dinheiro e esse projeto Capacita Social é maravilhoso, pois abriu as portas para os jovens terem a oportunidade de se qualificar e aprender uma profissão”, pontuou.

Dona Florismilda da Silva Moreira, da Vila de Itajai, que fez o curso de manicure, disse que estava morando em Ipiaú, mas sem oportunidade de trabalho, retornou para Ituberá e iniciou a procura por um curso de qualificação, quando soube dos cursos ofertados pela prefeitura. Ela conta que, durante os três meses de aulas, não faltou um dia sequer e que agora já tem seu próprio salão de manicure, montado em sua casa. “Saí dizendo, gente, sou manicure e surgiu uma pessoa para fazer unha comigo. Fiquei nervosa, mas fiz o trabalho certinho e ganhei 10 reais. Fiquei numa felicidade com esses dez reais. Daí me empolguei e hoje cobro 12 reais e trabalho todo dia, sábado e domingo. Agradeço demais essa oportunidade de aprender uma profissão e garantir meu sustento”, comemorou.

Murilo Thacys disse que o momento é de felicidade pois a juventude é beneficiada mais uma vez com a oferta de oportunidade de certificar jovens e adultos que poderão iniciar uma vida profissional. “É importante destacar a vontade desses alunos em aprender, em ajudar uns aos outros, num espírito de colaboração onde todos ganharam”, disse.

O vice-prefeito, Vivaldo Neto, destacou o empenho da gestão em ofertar oportunidades de aprendizado para a juventude ter a chance de empreender em várias áreas. Esse programa municipal de cursos foi criado a fim de dinamizar as políticas públicas e fim de melhorem sua renda. “Somos um dos poucos municípios a oferecer, com recursos próprios, cursos de qualificação. Neto destacou o encontro que aconteceu na SETRE, onde foi sinalizada a vinda de mais cursos de qualificação por meio dos programas em andamento em esfera estadual.

CURSOS JÁ OFERECIDOS

A prefeitura já promoveu e formou alunos nos cursos de bolo artístico, barbeiro, bombons e trufas, inglês básico intermediário, auxiliar administrativo, operador de caixa, técnica em qualidade no atendimento ao público, empreendedorismo, piscicultura, auxiliar de cozinha, auxiliar administrativo, e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *