Ituberá: Praça Ruy Barbosa passará por obras de requalificação Projeto propõe repensar a circulação e o estacionamento de veículos priorizando os pedestres

A Praça Ruy Barbosa, uma das mais tradicionais, no centro da cidade de Ituberá, no Baixo Sul, será requalificada pela prefeitura, segundo informações da Secretaria da Infraestrutura da cidade.

De acordo com o projeto arquitetônico apresentado ao Portal Baixo Sul, a obra surge da ideia de propor a reorganização do espaço urbano na Rua Ruy Barbosa visando transformar o canteiro central existente em uma praça com estética própria, destacando e valorizando a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o monumento em homenagem a Ruy Barbosa, bem como os prédios públicos importantes como a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

A Secretaria da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano disse que para que isto aconteça, propõe-se repensar a circulação e o estacionamento de veículos automotores naquele local, de forma a priorizar o espaço para o pedestre. O projeto está sendo apresentado aos moradores e comerciantes do local e que a receptividade tem sido positiva quanto a renovação do visual daquela importante área central da cidade.

O projeto de requalificação da Praça Ruy Barbosa também foi apresentado ao Padre Wellington, da Paróquia Santo André, uma vez que as intervenções proporcionarão uma melhor visualização da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Já a Secretaria do Turismo e Meio Ambiente, informou que os jambeiros darão lugar a um novo paisagismo.

De origem indiana, embora se trate de uma espécie bem adaptada, não é nativa do Brasil e pouco aconselhada para fins paisagísticos e para ambientes urbanos. Os Jambeiros (Eugenia Malaccensis) da praça Ruy Barbosa serão substituídos, dando lugar a um espaço requalificado e com mais segurança para transeuntes.

A secretaria ressaltou que a espécie de Pau Brasil, árvore símbolo e ameaçada de extinção, está inserida na concepção do projeto e não será retirada. As obras, executadas com recursos próprios da prefeitura, serão iniciadas no dia 3 de novembro com previsão de entrega para o dia 10 de dezembro de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *