Ituberá: Secretaria do Meio Ambiente divulga boletim sobre ações de enfrentamento do óleo nas praias Prefeitura destacou pontos importantes e o avanço do trabalhos

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ituberá, no Baixo Sul, divulgou na manhã desta quarta-feira (30), um boletim informando as ações realizadas até o sexto dia de trabalhos de enfrentamento do óleo que chegou às praias do município.

O boletim informa que na manhã de terça-feira (29), o dia foi iniciado mantendo contato com a rede de monitoramento em Kieppe, Barra de Serinhaém e Pratigi, com o objetivo de identificar os pontos afetados.

Foi articulada uma reunião para integrar todas as secretarias do município, a fim de otimizar os esforços e dividir tarefas. Equipes se dividiram na orientação do trabalho, preparação e logística de distribuição de lanches para os voluntários, no emprego e acompanhamento dos equipamentos de apoio e, na articulação com os órgãos para aquisições de mais EPI’s, bem como na mobilização de novos grupos de voluntários.

Secretária do Meio Ambiente de Ituberá, Daniella Magalhães, com equipe do Ibama, na sede do Ciapra, em ituberá, que é o núcleo de ações coordenadas dos municípios atingidos pelo óleo nas praias

A comunidade da Barra de Serinhaém, a prefeitura, a equipe da Vagalume Records, a Associação dos Bugueiros, as comunidades do Timbuca, Contrato e Rio do Campo, mobilizaram cerca de 200 pessoas nas frentes de trabalho

Foram recebidas doações de EPI’ da Michelin, Frutiba, Agro Industrial e 50 kits da Marinha do Brasil. Bem como, a visita do Superintendente do Ibama, Rodrigo Alves e junto com ele a informação do deslocamento de 40 homens da Marinha do Brasil que ajudarão na limpeza das praias.

Por volta das 15h, os kits da Marinha do Brasil, chegaram ao município.

De imediato todo esse material foi deslocado para a comunidade de Barra de Serinhaém, com trabalho de acompanhamento do IBAMA e de uma equipe de reportagem da TV Bahia para entrega aos voluntários.

No retorno, à noite, foram observadas novas manchas na região conhecida como Costa (entre Pratigi e Barra de Serinhaém).

O dia de terça-feira (29), foi finalizado com a confirmação do deslocamento de uma equipe da Petrobrás para o município, que chegará para somar esforços no enfrentamento desse desastre.

Próximos passos: Quarta-feira (30).

*Remoção do material recolhido nas praias, já articulado para a primeiras horas do dia

*Recebimento e entrega dos kits da SUDEC/INEMA;

*Preenchimento do “organograma de trabalho” (ICS)

Assina o boletim, Daniella Magalhães, Secretária do Turismo e Meio Ambiente de Ituberá.

Com informações da Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Ituberá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *