Bahia Bahia

SSP-BA reforça segurança em Jequié após fim de semana marcado por oito mortes violentas

A ação conjunta visa localizar líderes de grupos criminosos, apreender armas e drogas.

06/01/2025 10h21
Por: Redação Fonte: G1
Maps
Maps

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, no domingo (5), o reforço do policiamento na cidade de Jequié, no sudoeste do estado, após o município registrar oito mortes violentas entre a tarde de sexta-feira (3) e a madrugada de domingo (5). Segundo o órgão de segurança pública, o objetivo é ampliar o combate às facções envolvidas com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos e corrupção de menores.

Continua após a publicidade

No domingo, um casal foi morto a tiros no residencial Mandacaru 2. Segundo a Polícia Militar (PM), equipes foram acionadas com informações de que homens com roupas camufladas transitavam pelo local, assustando moradores. Ao chegarem, os agentes encontraram os dois corpos em frente a uma casa, sem roupas, com perfurações de armas de fogo e marcas de tortura. As vítimas foram identificadas como Maria Clara Silva e Abraão Almeida, as idades não foram detalhadas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para realizar perícia e remover os corpos para necropsia.

Conforme a pasta, as ações serão realizadas através das polícias Militar e Civil, além da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A ação conjunta visa localizar líderes de grupos criminosos, apreender armas e drogas. Segundo a SSP-BA, a PM deflagrará a Operação Hórus, com atuação conjunta das Companhia Independente de Policiamento Especializado, popularmente conhecidas como "Caatingas". Aplicada em Salvador no final de 2024, a Operação amplia a repressão qualificada.

Equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático (CATTI) foram deslocadas da sede do Departamento de Polícia do Interior, em Salvador e em Vitória da Conquista, e com o reforço de equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão atuando desde as primeiras horas do domingo em Jequié. A SSP-BA informou que trabalhos de inteligência estão sendo feitos e equipes já apreenderam câmeras instaladas por criminosos nas ruas do município. Esses equipamentos eram utilizados para vigiar a chegada da polícia em determinados locais.

A Polícia Civil identificou alguns dos suspeitos de cometerem os crime e fazem buscas para encontrá-los.

Em 2024, segundo dados levantados pela TV Sudoeste, Jequié registrou mais de 80 homicídios, uma média de um caso para cada 1.985 habitantes. O número indica um aumento de 35,5% das ocorrências, em relação ao ano de 2023.

Uma das vítimas foi João Vitor Mendes Silva, de 19 anos. Ele foi morto a tiros por dois homens armados, no bairro Joaquim Romão. Duas pessoas ficaram feridas no ataque, em agosto do ano passado. Um dos suspeitos foi preso e o outro conseguiu fugir.

Em outubro, o funcionário de uma fábrica de calçados foi morto a tiros no Distrito Industrial de Jequié. Gilmar de Souza Core Júnior tinha 21 anos e foi assassinado ao sair do trabalho. Uma mulher estava na garupa da motocicleta pilotada por ele e também ficou ferida na ação, mas sobreviveu.

No fim de 2024, Jequié apareceu em destaque no Mapa de Chacinas Norte e Nordeste. O levantamento foi realizado em parceria entre a Rede Liberdade e o grupo de pesquisa e extensão Clínica de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), divulgado exclusivamente pelo g1.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.