Bahia Bahia

Forças de segurança da Bahia realizaram apreensão recorde de 86 fuzis em 2024

Entre as tecnologias utilizadas, o Sistema de Reconhecimento Facial foi responsável por 1.132 prisões na Bahia.

08/01/2025 07h56
Por: Redação Fonte: Milena Fahel/GOVBA
Divulgação | SSP BA
Divulgação | SSP BA

O combate ao crime organizado na Bahia resultou, em 2024, na apreensão de 6.298 armas – 86 delas fuzis – e na localização de 94 lideranças de facções em todo estado. Além das lideranças, as forças policiais realizaram 19.172 prisões e apreenderam 10 toneladas de drogas. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (7), durante coletiva de imprensa, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Continua após a publicidade

Entre as tecnologias utilizadas, o Sistema de Reconhecimento Facial foi responsável por 1.132 prisões na Bahia. Desde a sua implantação pela Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foram 2.398 pessoas localizadas. A ferramenta também tem sido empregada em grandes eventos, como a Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá, os Carnavais da capital e do interior, o São João, a Micareta de Feira de Santana e as eleições municipais.

Em 2024, o Governo do Estado também investiu, através da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na inauguração ou modernização de 72 novas Unidades Conjugadas da Polícia Civil e Militar, mais 2.500 viaturas, armamentos, coletes balísticos e outros equipamentos de segurança. Além de operações como a Força Total, Unum Corpus, Ficco, Posto Legal e Cira, que foram responsáveis por parte das 19.172 prisões realizadas na Bahia – 1.132 delas com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.