Nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Cultura de Valença, no Baixo Sul, sediou um encontro para o fortalecimento cultural. A escritora, jornalista, multiplicadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e produtora cultural teatral, Tatiana Sant’ana, acompanhada pelo Mestre de Capoeira e representante do Intercâmbio Cultural Brasil-Angola, Mestre Pozy, visitaram o espaço, trazendo novas perspectivas e possibilidades para a agenda cultural da cidade.
Durante a visita, Tatiana apresentou o trabalho desenvolvido pela Escola Afrocultural em N'Dimbo, Luanda, Angola, destacando a importância da valorização e disseminação da cultura africana. Um dos frutos desse encontro foi a oficialização de uma parceria para ampliar a programação cultural de Valença, envolvendo intercâmbios e iniciativas de inclusão cultural.
Entre os projetos propostos, destacou-se o “Desassombra Pensamentos”, que busca promover a desconstrução colonial por meio de uma experiência cultural transformadora. A iniciativa trará artistas angolanos à cidade para realizar oficinas de arte e palestras, além de trabalhar a Educação Ancestral Africana nas escolas, abordando a confecção de máscaras e a história dos povos africanos.
Alex Almeida, Gerente do Patrimônio Histórico, ressaltou a importância do encontro: “É de relevante importância para a cultura, pois se trata de um elo internacional. Essa parceria enriquece a nossa identidade e fortalece o diálogo entre Brasil e Angola.”
A visita de Tatiana Sant’ana e Mestre Pozy representa não apenas um marco para o intercâmbio cultural, mas também uma oportunidade de reafirmar a ligação histórica e cultural entre Brasil e África. A comunidade valenciana pode esperar um 2025 repleto de novas iniciativas culturais que celebram essa conexão ancestral.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas