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Sem cobrança de pedágio, Dnit iniciará recuperação das BRs 116 e 324 após fim da concessão da Viabahia

A mudança ocorre após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que homologou o encerramento do contrato da concessionária.

11/02/2025 22h48
Por: Redação
Divulgação
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A partir de 31 de março de 2025, as rodovias BR-116/BA e BR-324/BA passarão a ser administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), após o fim da concessão da Viabahia Concessionária de Rodovias S/A. Com isso, a cobrança de pedágio será suspensa até que um novo modelo de gestão seja definido.

A mudança ocorre após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que homologou o encerramento do contrato da concessionária, responsável também pelas rodovias BA-526 e BA-528. A medida é vista como um alívio para motoristas, principalmente aqueles que utilizam essas rodovias diariamente.

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Recuperação e manutenção das rodovias

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Para garantir a conservação e segurança dos trechos, o DNIT já está elaborando um edital de licitação para contratar uma empresa que ficará responsável pela manutenção de 676 quilômetros de rodovias. Entre os serviços previstos estão:

Recuperação do pavimento, com tapa-buracos e reforço na estrutura da pista;

Aprimoramento da sinalização, garantindo melhor visibilidade e segurança;

Limpeza e desobstrução de bueiros e dispositivos de drenagem;

Serviços de caiação e roçada, para manter as margens das rodovias em boas condições.

A expectativa é que a transição ocorra de forma planejada, assegurando que as rodovias permaneçam em condições adequadas para o tráfego de veículos.

Ainda não há previsão para a escolha de uma nova concessionária e o retorno da cobrança de pedágio. Até lá, os motoristas poderão trafegar sem essa despesa adicional, enquanto aguardam as melhorias prometidas pelo governo federal.

 

 

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