O setor turístico baiano segue em plena ascensão e projeta um Carnaval com recorde de visitantes e receita. Dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) apontam que, em janeiro deste ano, a ocupação hoteleira em Salvador atingiu 75%, e o valor médio das diárias vem crescendo acima da inflação, recuperando perdas da pandemia. Além disso, a movimentação nos aeroportos da Bahia registrou alta de 2,37% em relação ao mesmo período de 2024. No ano passado, foram contabilizados 10,3 milhões de passageiros, um crescimento de 8% em comparação com 2023.
O desempenho positivo também reflete na geração de empregos. Entre 2021 e 2024, o setor criou 36,7 mil postos de trabalho, não apenas recuperando os 19 mil empregos perdidos na crise sanitária, mas também abrindo 18 mil novas vagas. Os números da Setur-BA estão alinhados com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou um crescimento de 8,4% no turismo baiano em 2024, bem acima da média nacional de 3,5%.
Para o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, essa trajetória de crescimento reforça a expectativa de um Carnaval histórico em 2025. “Os dados do IBGE confirmam a liderança da Bahia no turismo nacional. No ano passado, recebemos 3 milhões de turistas e movimentamos R$ 6,6 bilhões. Em 2025, estimamos cerca de 3,5 milhões de visitantes e uma receita superior a R$ 7 bilhões”, afirmou.
Com a retomada econômica e o fortalecimento da infraestrutura turística, a Bahia se consolida como um dos principais destinos do Brasil, atraindo cada vez mais visitantes e impulsionando a economia local.
Mín. 22° Máx. 24°
Mín. 22° Máx. 23°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva