A Prefeitura de Ibirapitanga deu início, nesta terça-feira (25), à Jornada Pedagógica 2025, no Clube Lítero. Com o tema “Educar é Cuidar: o afeto na ressignificação das relações pessoais, interpessoais e com o meio”, o evento marca o começo do planejamento educacional para o ano letivo, que terá início no dia 10 de março. A jornada seguirá nas unidades escolares até sexta-feira (28), promovendo debates e formações para os profissionais da educação.
A cerimônia de abertura emocionou os participantes com apresentações artísticas. Os cantores Uérico e Ana deram as boas-vindas com um momento musical especial. Em seguida, um vídeo de acolhimento introduziu o tema central da jornada. A declamação de “O Grito dos Quase Humanos”, por Aiala Freitas, e as apresentações musicais de Rebeca Freitas e do grupo de jovens evangélicos de Itamarati trouxeram ainda mais sensibilidade ao evento.
Comprometida com a valorização da educação, a gestão municipal, por meio do programa Governo Trabalhando e Cuidando de Gente, reforçou a importância dos educadores e da construção coletiva do ensino no município. A mesa solene foi composta pelo prefeito Jé Assunção, a primeira-dama Lucélia Barbosa, a vice-prefeita Val de Gude, a secretária de Educação Soraia Santos, a secretária de Administração Tatiane Mota, o presidente da Câmara de Vereadores Everaldo Santana, o presidente do Conselho Municipal de Educação Antônio José, a vice-presidente da APLB Neuma Lima e a diretora do NTE-06 Josélia Santos.
Durante os pronunciamentos, Josélia Santos reafirmou a parceria entre Estado e município: "Seguiremos juntos para fortalecer a educação pública de qualidade, garantindo suporte ao município, aos professores e alunos."
A secretária de Administração, Tatiane Mota, destacou a valorização do magistério: "Educação de qualidade se faz com professores valorizados, com diálogo constante e acolhimento de suas demandas, porque, como disse Paulo Freire: 'Sem educação, sem professor, a sociedade não muda!'
A secretária de Educação, Soraia Santos, anunciou novas conquistas para os profissionais e alunos, incluindo reajuste salarial, o lançamento do Bolsa EJA e a entrega de novos uniformes gratuitos para estudantes do COLL, Escola Creche Silzuíta Mimoso e Escola de Tempo Integral Ademária Ribeiro de Andrade.
A vice-prefeita Val de Gude parabenizou os educadores e reforçou: "A educação é a base de uma sociedade mais justa e igualitária, e cada profissional aqui presente é essencial nesse processo."
Encerrando os discursos, o prefeito Jé Assunção reafirmou seu compromisso com a educação: "Nossa gestão está ao lado de cada profissional da educação. Queremos fortalecer a estrutura das escolas e oferecer melhores condições de trabalho, porque nosso compromisso é com cada um dos 25 mil munícipes de Ibirapitanga."
A programação da Jornada Pedagógica seguiu com palestras que abordaram temas essenciais para a construção de um ensino mais humanizado. Entre os convidados, o comunicólogo e mestre em linguística avançada Léo Costa, a psicopedagoga Vera Pestana, a neuropsicopedagoga Silvana Miranda, a psicopedagoga Calila Meira e a psicóloga Thamires Lima compartilharam reflexões sobre afeto, inclusão, educação antirracista e desenvolvimento socioemocional.
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas