O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou neste domingo (2) a Central de Catadores de Recicláveis no bairro do Politeama, em Salvador, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso e de secretários estaduais. Durante a visita, ele destacou o papel essencial dos catadores na limpeza e sustentabilidade do Carnaval, ressaltando que "este trabalho não se limita aos seis ou sete dias de festa".
A iniciativa faz parte do projeto Ecofolia Solidária, desenvolvido pelo Governo do Estado para garantir melhores condições de trabalho aos catadores. O investimento chega a quase R$ 3 milhões e beneficia 3.300 catadores com equipamentos de proteção individual e estrutura de apoio para a comercialização dos materiais reciclados. O projeto conta com 11 centrais de apoio em Salvador e duas no interior, promovendo uma comercialização justa dos recicláveis.
Em 2024, foram comercializadas 174,8 toneladas de material reciclável, beneficiando 2.437 catadores. A expectativa para 2025 é atingir 210 toneladas. Além disso, uma parceria com o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) permitirá a emissão gratuita da Carteira de Identificação Nacional (CIN) para os catadores.
A governança também assegura segurança alimentar para os trabalhadores, oferecendo kits de lanche e refeições em parceria com diversas secretarias e instituições. Para Michele Almeida, coordenadora da Cooperativa Camapet, o projeto reforça a valorização da categoria, buscando mudar a percepção da sociedade sobre o trabalho dos catadores.
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas