A Fundação Hemoba registrou uma queda de 70% nas doações de sangue nos três primeiros dias do Carnaval 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Este ano, apenas 372 voluntários se candidataram para doação, resultando em 268 bolsas coletadas, enquanto no ano anterior foram registrados 1.162 candidatos e 890 bolsas coletadas. Apesar da queda nas doações de sangue, houve dois registros de doação de plaquetas, enquanto no mesmo período de 2024 não houve nenhuma. Além disso, foram realizados 13 cadastros para doação de medula óssea, um leve decréscimo em relação aos 15 registrados no ano passado.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, fez um apelo para que baianos e turistas aproveitem a segunda-feira (3) para doar sangue. "Carnaval é tempo de festa, mas também deve ser tempo de cuidado e empatia. Eu queria fazer um chamado aos baianos e turistas para a doação de sangue, esse gesto tão simples, que ajuda a salvar vidas", destacou.
Horários de funcionamento
Na segunda-feira (3), em Salvador, o Hemocentro, na Vasco da Gama, funcionará das 7h às 18h, e o caminhão da coleta itinerante, localizado no Shopping Bela Vista, atenderá das 12h às 18h. Na terça-feira (4), o Hemocentro funcionará das 7h às 16h30. No interior, a unidade de Santo Antônio de Jesus abrirá das 8h às 15h, enquanto as demais operarão em horário habitual. Na Quarta-feira de Cinzas, o atendimento ocorrerá a partir das 13h, exceto na unidade de Valença, que permanecerá fechada.
Critérios para doação
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar caso já tenham feito doações anteriormente.
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas