Os 12 suspeitos de integrarem uma facção criminosa e que foram mortos durante confronto com a Polícia Militar no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, foram identificados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Apenas um dos indivíduos ainda não teve sua identidade formalmente esclarecida. Dos 12 corpos levados para o Instituto Médico Legal (IML), cinco já foram liberados pelo DPT. Os demais permanecem na sede da Polícia Científica, na Avenida Centenário, aguardando retirada pelas famílias.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o grupo, supostamente ligado ao Comando Vermelho, invade o território de uma facção rival em Fazenda Coutos. Durante a operação policial, foram apreendidas submetralhadoras, pistolas, revólveres, carregadores, munições, além de entorpecentes e balanças de precisão.
Confira a lista dos suspeitos identificados:
Francisco Ariel Freire Santos – 27 anos
João Cledison Santos Souza – 18 anos
Uendel Vitor Rodrigues dos Reis – 20 anos
Douglas Campos da Silva Batista – 27 anos
Leidson Maxwel da Costa Silva – 27 anos
Jackson Vitor Araújo dos Santos – 20 anos
Félix de Oliveira Rodrigues – 19 anos
Wendel Henrique Nunes dos Santos – 20 anos
Davi Costa dos Anjos – 17 anos
Paulo Ricardo Santos Pereira – 17 anos
Samuel da Luz Nascimento de Sousa – 24 anos
O que dizem as autoridades?
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que a operação foi uma resposta à violência extrema do grupo criminoso, que invadiu casas, expulsou moradores e manteve pessoas reféns. Segundo ele, o Estado agiu para proteger a população e garantiu que as forças de segurança estão comprometidas com a legalidade das ações.
A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos de Brito, confirmou que, após a chegada dos investigadores ao local, novos confrontos armados ocorreram, resultando em mais trocas de tiros. Ela destacou que a investigação está em andamento, incluindo perícias, oitivas de testemunhas e identificação dos mortos.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, reforçou que a tropa agiu de maneira técnica diante de um cenário de conflito extremo e que a operação foi necessária para conter um grupo fortemente armado, garantindo a segurança dos moradores da região.
Ministério Público acompanha investigação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que está acompanhando as investigações sobre a ação policial em Fazenda Coutos. O órgão declarou que tomará as providências cabíveis dentro de suas atribuições constitucionais para esclarecer todas as circunstâncias do caso.
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas