Turismo Turismo

Bahia em destaque na mídia internacional: turismo baiano conquista França e Portugal

“A press trip é uma das ferramentas que utilizamos para divulgar nossos destinos no exterior, junto com a participação nas principais feiras de turismo do mundo e a capacitação de operadores e agentes de viagens internacionais”, explica o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.

10/03/2025 05h43
Por: Redação
Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Tatiana Azeviche Ascom SeturBA

A riqueza cultural e natural da Bahia vem ganhando espaço na mídia internacional. Antes do Carnaval, jornalistas franceses e portugueses visitaram o estado a convite da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). O objetivo foi vivenciar os atrativos naturais, culturais, religiosos e gastronômicos da região, promovendo o destino no exterior através das press trips (viagens de imprensa). O impacto da ação já pode ser visto em veículos de comunicação europeus.

Na última quarta-feira (5), a TV SIC Notícias, de Portugal, exibiu uma reportagem especial da jornalista Paula Castanho. A matéria destacou a forte influência portuguesa em Salvador e no arquipélago de Tinharé, pertencente ao município de Cairu, no baixo sul baiano. O vídeo inicia com a locução enaltecendo os encantos da Baía de Todos-os-Santos, ao som da tradicional percussão afro-baiana. As imagens exibem o Farol da Barra, o Centro Histórico de Salvador – incluindo a Rua Chile, o Pelourinho e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – além da Cidade Baixa, onde se encontram o Santuário do Senhor do Bonfim e a Feira de São Joaquim. A reportagem também ressalta as belezas naturais de Morro de São Paulo e Boipeba, na região turística da Costa do Dendê.

Continua após a publicidade

Já no último sábado (1º), a revista francesa The Good Life publicou a matéria "Brasil: viagem mística ao coração de Salvador da Bahia", assinada pela jornalista Fanny Liaux Gasquerel. O artigo convida os leitores a mergulharem na energia única de Salvador, destacando o sincretismo religioso da cidade, suas procissões, o Carnaval vibrante e a diversidade gastronômica. A visita da profissional francesa foi resultado de uma parceria entre Setur-BA, Embratur e Sebrae.

Continua após a publicidade
Anúncio

A estratégia de internacionalização do turismo baiano não para por aí. Ao longo de 2025, a Setur-BA pretende expandir suas ações, convidando mais jornalistas estrangeiros para conhecerem os atrativos da Bahia. “A press trip é uma das ferramentas que utilizamos para divulgar nossos destinos no exterior, junto com a participação nas principais feiras de turismo do mundo e a capacitação de operadores e agentes de viagens internacionais”, explica o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.