Os brasileiros terão a oportunidade de observar um eclipse lunar total na madrugada de sexta-feira, 14 de março. O fenômeno acontece quando a Lua atravessa a sombra da Terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada devido à refração e dispersão da luz solar na atmosfera. O eclipse terá início com a fase penumbral por volta das 00h57, seguida pelo eclipse parcial às 2h09 e pelo total às 3h26. A visibilidade do evento está prevista até as 5h47.
Os estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia e parte do Mato Grosso terão visibilidade completa do eclipse. No Nordeste, Bahia, Sergipe e Pernambuco poderão observar a fase total do evento, mas perderão parte das fases inicial e final. O restante do país acompanhará as fases parcial e total, sem visibilidade para a fase penumbral.
O fenômeno será visível a olho nu, desde que as condições meteorológicas permitam uma boa observação do céu. Para uma experiência ainda mais detalhada, telescópios e binóculos podem ser utilizados para acompanhar o evento astronômico.
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas