Feira de Santana recebe, até esta quinta-feira (13), o MOVE – Agroindústria Familiar da Bahia, evento promovido pelo Governo do Estado para fomentar inovação, sustentabilidade e oportunidades para o setor. Com investimento de R$ 550 mil, a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) oferece mais de 20 oficinas, painéis temáticos e o Salão de Negócios, promovendo intercâmbio entre cooperativas, associações e instituições.
Na abertura, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das agroindústrias familiares para a economia e cultura baiana, reforçando investimentos em tecnologia, capacitação e financiamento. O Estado já implantou ou requalificou mais de 400 agroindústrias, totalizando um investimento superior a R$ 2 bilhões.
O evento também marca o lançamento da ação Agroindústria Familiar da Bahia, que visa oferecer suporte técnico, infraestrutura e soluções para gestão e comercialização das agroindústrias. Entre os temas debatidos, estão certificação orgânica, rastreabilidade e estratégias fiscais para aumentar a competitividade do setor.
O Salão de Negócios conta com a participação de 10 empresas e órgãos do governo, como as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, além de instituições como Senai/Cimatec, Sebrae e Correios. A Desenbahia também está presente, oferecendo linhas de crédito para organizações produtivas da agricultura familiar.
Para Paulo Sérgio Luz, diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o MOVE é essencial para garantir que os produtos das agroindústrias familiares cheguem ao mercado com certificação e segurança. O evento se consolida como um marco na valorização e expansão do setor, reforçando a agroindustrialização como estratégia para o desenvolvimento sustentável da Bahia.
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas