Em clima de simbolismo e estratégia política, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), escolheu a capital baiana para lançar sua pré-candidatura à Presidência da República. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (4), no Centro de Convenções de Salvador, e reuniu apoiadores, lideranças políticas e representantes do partido.
Ao justificar a escolha por Salvador como ponto de partida da sua jornada nacional, Caiado destacou a importância histórica e cultural do estado no contexto brasileiro. “A Bahia é a mãe do Brasil. Quando lancei minha candidatura ao governo de Goiás, fiz isso em Goiânia, cidade-mãe do estado. Agora, para disputar a Presidência da República, escolho a Bahia, que é, sem dúvida, a mãe do Brasil. Quero falar aqui da Bahia para todo o país”, afirmou o governador, sob aplausos.
Além do simbolismo, Caiado também apontou vínculos pessoais e políticos com o estado. Filiado ao mesmo partido do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), ele lembrou que já recebeu títulos honorários no estado, como o de cidadão baiano e a comenda Dois de Julho. “São muitos os motivos que me ligam à Bahia: as amizades construídas, os laços familiares e políticos, e o reconhecimento que tive quando Bruno Reis me concedeu essas honrarias. Tudo isso contribuiu para a decisão de lançar minha pré-candidatura aqui”, concluiu.
As eleições presidenciais estão marcadas para outubro de 2026. Além da disputa pelo Palácio do Planalto, os brasileiros também irão às urnas para eleger governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Caiado desponta como um dos nomes da direita que buscará consolidar uma candidatura de terceira via no pleito.
Mín. 22° Máx. 24°
Mín. 22° Máx. 23°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva