Passageiros que se enquadram em categorias prioritárias poderão ter direito à meia-passagem no sistema ferry-boat de Salvador, segundo prevê um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A proposta é de autoria do deputado estadual Matheus Ferreira e busca garantir maior acessibilidade e inclusão no transporte hidroviário entre Salvador e a Ilha de Itaparica.
De acordo com o texto, o benefício de 50% de desconto na tarifa deverá ser concedido a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou doenças graves; indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); idosos; gestantes; lactantes; pessoas com crianças de colo; aquelas com necessidades especiais temporárias; além de ambulâncias públicas ou particulares. “Será aplicado exclusivamente para as pessoas que comprovadamente se enquadrem nas condições de prioridade estabelecidas, mediante a apresentação de documentação válida”, afirma o projeto.
Além da meia-passagem, o texto também propõe a ampliação da quantidade de vagas destinadas a esses grupos prioritários nas embarcações operadas pela Internacional Travessias Salvador, concessionária responsável pelo serviço.
O projeto ainda precisa ser analisado pelas comissões da Alba antes de ser submetido à votação em plenário. Se aprovado e sancionado, o desconto será válido para todas as viagens do sistema, ampliando a política de inclusão no transporte público da capital baiana. A proposta já repercute positivamente entre entidades que representam os públicos prioritários e pode representar um avanço significativo na mobilidade e dignidade dessas pessoas durante os deslocamentos intermunicipais.
Mín. 22° Máx. 24°
Mín. 22° Máx. 23°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva