Bahia Bahia

Bahia inicia vacinação contra gripe com 1,5 milhão de doses; campanha nacional mira 90% de cobertura entre grupos prioritários

Campanha nacional contra a gripe começa com foco em crianças, idosos e gestantes; vacina trivalente protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B

09/04/2025 15h53
Por: Redação
Rove Rosa | Agência Brasil
Rove Rosa | Agência Brasil

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi oficialmente iniciada nesta segunda-feira (7) na Bahia e em outros 19 estados das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O estado baiano já recebeu mais de 1,5 milhão de doses do imunizante, distribuídas pelo Ministério da Saúde, que tem como meta vacinar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em 81,6 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Neste ano, o governo federal adquiriu 73,6 milhões de doses da vacina trivalente, capaz de prevenir formas graves da gripe e reduzir em até 70% os óbitos causados pela doença. A vacina oferece proteção contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e o tipo B, sendo considerada segura e eficaz.

A campanha teve início simbólico em Montes Claros (MG), com a vacinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um gesto de incentivo à imunização. O vice-presidente Geraldo Alckmin também recebeu a dose, acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Durante o evento, Padilha ressaltou a importância do acesso à saúde pública:
“Entre as coisas mais importantes para salvar vidas está a vacinação. E o Brasil é exemplo de um sistema que combina produção de insumos com acesso universal à saúde.”

Na Bahia, os municípios já estão aptos a iniciar a vacinação dos grupos prioritários, que incluem: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, Idosos a partir de 60 anos, Gestantes e puérperas, Trabalhadores da saúde, Professores, Povos indígenas, Pessoas em situação de rua, Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, Profissionais das forças de segurança, das Forças Armadas, do transporte coletivo, caminhoneiros e trabalhadores portuários, População privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A vacina está contraindicada apenas para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores. Ela pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Nacional, como a da Covid-19.

A estratégia de vacinação de 2025 está dividida em duas fases. No primeiro semestre, a imunização ocorre nas regiões onde o inverno começa mais cedo (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste). Já no segundo semestre, a vacina será aplicada na região Norte, durante o chamado “Inverno Amazônico”, período em que há maior circulação do vírus na localidade.

Do total de doses previstas, 67,6 milhões serão distribuídas até junho para as quatro regiões da primeira fase da campanha. Outros 5,9 milhões de doses estão reservados para a etapa da região Norte. O investimento total do Ministério da Saúde na ação é de R$ 1,3 bilhão.

A vacinação contra a gripe é uma das principais ferramentas para evitar surtos, internações e óbitos, especialmente entre os mais vulneráveis. As autoridades reforçam a importância da adesão da população e da busca ativa por parte dos municípios para garantir o alcance da meta nacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituberá, BA
Atualizado às 03h03
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 24°

24° Sensação
0.25 km/h Vento
98% Umidade do ar
100% (47.85mm) Chance de chuva
Amanhã (01/05)

Mín. 22° Máx. 23°

Chuva
Amanhã (02/05)

Mín. 21° Máx. 28°

Chuva