Bahia Bahia

Operação Supllicium desmantela suposto grupo de extermínio com participação de PMs no sudoeste da Bahia

Cinco suspeitos, entre eles três policiais militares, são alvos de operação contra grupo de extermínio no sudoeste baiano

10/04/2025 21h40 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Divulgação | Flávia Vieira / SSP-BA
Divulgação | Flávia Vieira / SSP-BA

Uma força-tarefa conjunta entre o Ministério Público da Bahia (MPBA) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) deflagrou, nesta quinta-feira (10), a Operação Supllicium para desarticular um suposto grupo de extermínio com atuação no sudoeste do estado. Cinco homens são investigados por participação em execuções extrajudiciais na região. Entre os alvos, estão três policiais militares.

A operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Planalto e Vitória da Conquista. Durante a ação, foram apreendidas armas de fogo, munições, celulares, equipamentos eletrônicos e documentos diversos. Todo o material será periciado pelas autoridades envolvidas, com o objetivo de aprofundar as investigações e identificar a responsabilidade individual de cada suspeito.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), um dos crimes que motivaram a operação foi o homicídio de um homem ocorrido em 13 de novembro de 2022, em Vitória da Conquista. A vítima havia sido detida no dia anterior sob suspeita de tentativa de furto em um supermercado em Poções, pertencente a alguns dos investigados. Após prestar depoimento e ser liberado da delegacia, o homem foi visto caminhando sozinho antes de ser abordado por um carro não identificado. Horas depois, seu corpo foi encontrado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, com sinais de execução.

Os mandados foram expedidos pela Vara do Júri da Comarca de Vitória da Conquista. A operação contou com o apoio da Força Correcional Especial Integrada (Force), vinculada à Corregedoria Geral da SSP, e da Corregedoria-Geral da Polícia Militar (Correg), refletindo o esforço conjunto dos órgãos de controle no combate à violência institucional e às organizações criminosas infiltradas nas estruturas públicas.

A análise do material apreendido visa reforçar as provas e definir com precisão o papel de cada envolvido. As investigações continuam sob sigilo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituberá, BA
Atualizado às 00h05
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 24°

24° Sensação
0.51 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (47.85mm) Chance de chuva
Amanhã (01/05)

Mín. 22° Máx. 23°

Chuva
Amanhã (02/05)

Mín. 21° Máx. 28°

Chuva