A devoção à primeira santa brasileira ganhou mais um capítulo emocionante com o lançamento do livro "Santa Dulce dos Pobres: a primeira santa brasileira e sua obra viva", ocorrido na última quarta-feira (9), no charmoso Piano Bar do Palacete Tira Chapéu, no Centro Histórico de Salvador. A obra é assinada por Ludmilla Cohim, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e sobrinha da religiosa conhecida como o "anjo bom da Bahia". Durante a cerimônia, Ludmilla participou de uma sessão de autógrafos que atraiu admiradores, fiéis e apoiadores do legado deixado por Irmã Dulce.
O livro é uma homenagem comovente que reúne testemunhos de personalidades marcadas pela espiritualidade e exemplo da santa baiana. Entre os depoentes estão nomes de destaque como Paulo Gustavo, Preta Gil, Paulo Coelho, Roberto Carlos, Fernanda Montenegro, Drauzio Varella, Padre Júlio Lancelotti, Xuxa e Thiaguinho — todos tocados, de alguma forma, pela força transformadora da fé e da caridade de Irmã Dulce.
Além dos relatos, a publicação apresenta um acervo de fotografias inéditas que documentam o início do trabalho da religiosa em 1949, quando ela começou a acolher doentes e necessitados pelas ruas de Salvador. Um dos registros mais simbólicos mostra o improvisado galinheiro do convento das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde Irmã Dulce abrigou seus primeiros 70 enfermos.
Toda a renda obtida com a venda do livro, comercializado a R$ 250 durante o evento, será destinada às Obras Sociais Irmã Dulce. A instituição, fundada pela própria santa, é um dos maiores complexos de saúde filantrópicos do Brasil. Somente o Hospital Santo Antônio, coração da OSID, realiza mais de 3 milhões de atendimentos por ano, beneficiando pacientes oncológicos, pessoas com deficiência, idosos, dependentes químicos e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O lançamento da obra reforça não apenas a importância histórica e espiritual de Santa Dulce dos Pobres, mas também o compromisso contínuo com a solidariedade e o cuidado com os mais necessitados — pilares que seguem vivos na missão das OSID.
Mín. 22° Máx. 24°
Mín. 22° Máx. 23°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva