A Prefeitura de Valença intensificou os serviços de limpeza e desobstrução de canais por meio do projeto “Estações”, uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Ordem Pública em parceria com a Defesa Civil. A ação tem como foco principal minimizar os riscos de alagamentos e garantir mais segurança e dignidade à população, especialmente nas áreas periféricas do município.
Somente no bairro Novo Horizonte, mais de dois quilômetros de canais foram completamente limpos em um prazo de apenas dez dias. O secretário da pasta, Rael Costa, destacou a importância da medida. “Para que as pessoas tenham dignidade e segurança no seu trabalho e no seu dia a dia”, afirmou.
Os serviços de manutenção já contemplaram também os bairros Quilombo, Jambeiro, Pitanga e Tento. Atualmente, as equipes atuam na região do Águas de Março, seguindo o cronograma do projeto, que prevê a passagem pelas localidades com maior histórico de problemas causados por entupimentos e acúmulo de lixo nos canais pluviais.
Além da sede do município, o distrito do Guaibim também está inserido na programação do projeto. De acordo com a diretora da Defesa Civil, Thárcila Ferreira, a limpeza começou nas proximidades da localidade da Sereia, e será estendida para outros pontos críticos da região. “Estamos mapeando as áreas com maior vulnerabilidade para garantir uma resposta eficaz antes do período de chuvas mais intensas”, explicou.
O projeto “Estações” faz parte de um conjunto de ações preventivas adotadas pela gestão municipal para promover bem-estar e prevenir desastres naturais, integrando limpeza urbana, conscientização comunitária e reforço na infraestrutura de drenagem.
Mín. 22° Máx. 24°
Mín. 22° Máx. 23°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva