A prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, participou nesta terça-feira (14) de um evento institucional na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. O encontro, que marcou os primeiros 45 dias da nova diretoria da entidade, foi marcado pela inauguração da Sala da Mulher — espaço voltado ao fortalecimento da atuação feminina nas gestões públicas municipais.
Reunindo prefeitas, prefeitos, parlamentares, secretários estaduais e representantes do Judiciário, o evento simbolizou um novo marco na valorização da liderança feminina na política baiana. A nova sala foi criada para oferecer suporte às 61 prefeitas atualmente à frente de prefeituras no estado e leva o nome da ex-prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, homenageada póstuma pela trajetória de pioneirismo até seu falecimento, em 2014.
Jacqueline Soares elogiou a iniciativa e fez questão de destacar a importância do espaço como instrumento de representatividade e articulação entre as mulheres gestoras. Em sua fala, parabenizou o presidente da UPB, Wilson Cardoso, pela sensibilidade política e reforçou a necessidade de ampliar políticas públicas que incentivem a ocupação feminina em espaços de decisão.
“A mulher pode estar e ocupar o espaço que ela quiser. Esse reconhecimento é muito significativo para todas nós. Representamos nossas terras, nosso povo. E como sempre digo: ninguém solta a mão de ninguém, porque podemos tudo naquele que nos fortalece, que é Cristo Jesus”, declarou a prefeita.
Para a gestora de Nilo Peçanha, a Sala da Mulher representa mais do que um espaço físico: é um símbolo de respeito, avanço institucional e afirmação da liderança das mulheres nos municípios baianos. Jacqueline também defendeu que ações como essa se reflitam em políticas concretas que promovam mais equidade e participação feminina em todas as esferas de governo.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuva