O município de Nilo Peçanha participou do Encontro Estadual de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, realizado nos dias 15 e 16 de maio no Centro de Convenções de Feira de Santana. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), reuniu gestores culturais de todo o estado com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os entes municipais e o governo estadual, além de discutir políticas públicas voltadas ao setor cultural.
Representando Nilo Peçanha, a secretária de Cultura, Diva Duarte dos Santos, participou das atividades e destacou a relevância do encontro para a construção de um panorama cultural mais integrado e fortalecido nos municípios. “Foi uma satisfação participar desse encontro, o qual contou com a presença do secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, que nos recebeu com muito afeto e atenção para um excelente diálogo sobre a Cultura da nossa terra, Nilo Peçanha", afirmou Diva.
Ao longo dos dois dias, o evento promoveu mesas temáticas, painéis integrados, momentos formativos e o VIII Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (FDMCB). Entre os principais temas debatidos estiveram a implantação e consolidação dos Sistemas Municipais de Cultura, o funcionamento dos Conselhos Municipais, os fundos de financiamento cultural, além da aplicação de legislações como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Diva Duarte ressaltou que o encontro foi um momento valioso de aprendizado coletivo e troca de experiências. “Discutimos temas fundamentais para a valorização da cultura nos municípios. Esses espaços nos ajudam a entender melhor os mecanismos disponíveis e como podemos aplicá-los de forma eficaz na realidade local”, explicou.
A secretária também fez questão de enfatizar o papel da prefeita Jacqueline Soares no incentivo à cultura em Nilo Peçanha. “Estamos em busca constante por oportunidades para fortalecer cada vez mais a cultura local. Tudo isso só mostra a responsabilidade e o compromisso da nossa prefeita Jacqueline com o nosso município. Cultura é vida, é gente, é transformação. Por nossa Terra, por nossa gente!”, destacou.
O Encontro Estadual se consolidou como um espaço estratégico para o desenvolvimento de políticas culturais democráticas e participativas, reafirmando o protagonismo de municípios como Nilo Peçanha na promoção da cultura como vetor de cidadania, identidade e desenvolvimento regional.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuva