A Prefeitura de Valença deu um importante passo para o fortalecimento da cultura local ao assinar, nesta terça-feira (3), o Termo de Adesão à Política Nacional da Lei Aldir Blanc. A assinatura foi feita por meio da Secretaria Municipal de Cultura e assegura o repasse de recursos federais diretos ao município para fomentar ações culturais de forma contínua e estruturada.
Com a adesão, Valença passa a integrar oficialmente a política pública que visa fortalecer a produção artística e cultural em todo o país. A medida representa um avanço significativo na valorização dos artistas locais, na preservação das tradições populares e na democratização do acesso à cultura.
De acordo com a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, o Ministério da Cultura irá destinar mais de R$ 2,5 milhões ao município ao longo dos próximos quatro anos. “Eu tenho certeza que esse dinheiro vai ser muito bem empregado na cultura de Valença”, afirmou Roberta, destacando o potencial transformador do investimento.
O secretário municipal de Cultura, David Terra, reforçou o compromisso da gestão em garantir que os recursos sejam aplicados com responsabilidade e transparência. Ele anunciou a atuação efetiva do Comitê de Cultura de Valença, que terá papel estratégico na formação, capacitação e orientação de agentes culturais para o correto acesso aos recursos e na execução dos projetos. Em Valença, a expectativa é que os recursos impulsionem novos projetos, festivais, oficinas e oportunidades para artistas e trabalhadores da cultura de diferentes segmentos.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuva