A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Promoção Social, iniciou na manhã desta quarta-feira (4) as atividades preparatórias para a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. O primeiro encontro ocorreu no templo da Igreja Assembleia de Deus e teve como foco o Eixo 1 do evento: “Universalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): acesso integral com equidade e respeito às diversidades”. A pré-conferência reuniu representantes da sociedade civil, usuários da política de assistência social, trabalhadores do setor e gestores públicos, promovendo um espaço de construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas do SUAS no município.
A diretora de Proteção Social Básica, Cris Maciel, conduziu a abertura do encontro e detalhou a dinâmica do processo participativo. “Após a palestra introdutória, os participantes se dividiram em grupos de trabalho, com o objetivo de elaborar propostas que serão discutidas na Conferência Municipal, podendo avançar até as etapas Estadual e Nacional”, explicou.
A assistente social Viviane Oliveira foi a palestrante convidada da etapa. Em sua fala, ela destacou a importância do acesso universal aos serviços socioassistenciais com foco na equidade. “O Brasil é diverso. Precisamos levar o SUAS conforme a realidade de cada território, de cada pessoa. Vamos dar mais para quem precisa de mais”, defendeu Viviane.
Com a realização das pré-conferências, Valença reafirma seu compromisso com a participação popular e com o aperfeiçoamento das políticas sociais, ouvindo diretamente a população sobre seus desafios e prioridades. As próximas etapas preparatórias continuarão reunindo sugestões que irão compor o documento final da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, prevista para acontecer nos próximos meses.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuva