O Governo da Bahia celebrou nesta quarta-feira (4) um marco histórico com a assinatura do novo acordo contratual que vai garantir o avanço do projeto e o início efetivo das obras da ponte Salvador-Itaparica. O contrato foi firmado entre o governo estadual e o consórcio chinês responsável pela construção da maior ponte do Brasil, com mais de 13 quilômetros de extensão. A iniciativa representa não apenas um salto de infraestrutura, mas também um símbolo de cooperação internacional entre Brasil e China.
Em videoconferência, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, comemoraram a nova etapa do projeto e destacaram a importância estratégica da obra para a integração econômica da Bahia.
"Quero demonstrar aqui o meu agradecimento ao presidente Lula e a você, Rui. Foi muito importante ter você aí nesse momento na Casa Civil, para mediar a relação entre Brasil e China", afirmou Jerônimo, enfatizando o papel essencial de Rui Costa na articulação política e diplomática com o governo chinês.
Rui Costa reforçou o caráter nacional do projeto e os impactos econômicos diretos sobre a região. “Será a maior ponte no Brasil, um símbolo físico de mais de 13 quilômetros, simbolizando a amizade e a cooperação técnica e econômica de investimento entre os dois países. Essa ponte, como vocês disseram, não é uma ponte apenas na Bahia, é um projeto nacional”, disse o ministro.
O ministro também revelou que o presidente Lula recebeu a notícia com entusiasmo. “Ele comemorou muito e quero aqui, em nome do presidente, agradecer ao governo chinês. Isso será muito importante para o desenvolvimento econômico do Baixo Sul e para a integração econômica da Bahia.”
O representante do consórcio chinês destacou o esforço conjunto para tornar o projeto viável: “Depois de vários anos de esforços conjuntos, de vários atos entre as duas partes, finalmente conseguimos chegar a esse bom resultado”, declarou.
Após a assinatura de hoje, os próximos passos são a elaboração do projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras nos municípios de Salvador e de Vera Cruz, marcos fundamentais para o início efetivo da construção.
A ponte Salvador-Itaparica deve transformar a logística, o turismo e a economia regional, encurtando distâncias e conectando a capital baiana com o Recôncavo e o Baixo Sul. A expectativa é que a obra gere milhares de empregos diretos e indiretos, além de estimular novos investimentos em infraestrutura, comércio e serviços em toda a região.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuva