Política Política

Wagner rebate Bruno Reis sobre ponte Salvador-Itaparica: “Ele pensa pequeno, como o antecessor”

Senador critica postura do prefeito e defende projetos de grande porte: “Obra ‘tamanho G’ assusta quem só faz ‘obrinha’”

05/06/2025 14h45
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

O senador Jaques Wagner (PT) respondeu com dureza, nesta quinta-feira (5), às críticas feitas pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), sobre o projeto da ponte Salvador-Itaparica. Ao minimizar a viabilidade da obra e classificá-la como “promessa política antiga”, Bruno foi alvo de um contra-ataque incisivo do ex-governador baiano: “É que ele pensa pequeno, igual ao antecessor dele”, disparou Wagner, em referência ao ex-prefeito ACM Neto.

Durante evento de entrega das obras de reforma e ampliação do Hospital Especializado Octávio Mangabeira, no bairro do Pau Miúdo, o senador não economizou nas críticas. “Na época em que eu quis fazer o Metrô, também ficaram dando risada. Eles mesmos trabalharam muito para derrubar o projeto e fazer BRT no lugar. Agora o Metrô está aí, não é promessa, é realidade”, afirmou, destacando que o sistema foi entregue após anos de paralisação e embates políticos.

Wagner argumentou que a ponte entre Salvador e Itaparica demanda tempo, orçamento robusto e alta complexidade técnica. “É uma obra de bilhões, que demora mesmo a ser feita. Teve pandemia no meio. São 12 quilômetros sobre água, com trechos de mais de 25 metros de profundidade. Exige muita tecnologia”, explicou.

Ele também voltou a alfinetar o atual grupo político que comanda a prefeitura da capital. “Eles só querem pintar meio-fio e fazer ‘obrinha’. Não querem fazer obra como a gente faz: ‘tamanho G’. Ai ficam dizendo que é promessa política”, ironizou o senador.

Wagner aproveitou para defender o legado das gestões petistas na mobilidade urbana de Salvador. “Quem ajudou e continua ajudando no trânsito da cidade somos nós. Quem fez o Metrô, quem fez as avenidas. Eles não fizeram nada disso”, afirmou, citando também o projeto da Nova Rodoviária e o VLT do Subúrbio, frequentemente questionados pela oposição devido a atrasos. “A rodoviária tá um pouco atrasada, mas vai sair. Assim como vai sair o VLT. No tempo deles, era aquele trem caindo aos pedaços. Apesar da pouca idade, o prefeito continua pensando antigo”, concluiu Wagner.

A ponte Salvador-Itaparica, anunciada oficialmente em 2019, ainda aguarda avanços significativos na sua execução. O governo estadual alega entraves técnicos e financeiros, mas segue defendendo o projeto como estratégico para a integração da Bahia e o desenvolvimento da região do Recôncavo e Baixo Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença, BA
Atualizado às 12h07
22°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

23° Sensação
2.57 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (9mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)

Mín. 17° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Amanhã (18/06)

Mín. 18° Máx. 25°

Chuva