Mais de 254 mil eleitores baianos tiveram seus títulos cancelados pela Justiça Eleitoral, após deixarem de votar em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa nem pagar as multas correspondentes. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (6) e consta no Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cancelamento, que atinge 254.831 títulos em todo o estado, foi oficializado entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2025. Só em Salvador, foram 58.945 documentos invalidados, consolidando a capital baiana como o município com o maior número de eleitores irregulares.
A medida segue o que está previsto na Resolução TSE nº 23.737/2024 e no Provimento nº 1/2025 da Corregedoria-Geral Eleitoral. Eleitores em situação irregular tiveram um prazo de 60 dias, iniciado em 20 de março, para regularizar a situação e evitar o cancelamento automático da inscrição.
Como saber se seu título foi cancelado
A verificação pode ser feita gratuitamente por: Aplicativo e-Título, Site do TRE-BA: www.tre-ba.jus.br, WhatsApp ou telefone: (71) 3373-7000, Unidades presenciais da Justiça Eleitoral. Há duas formas de regularizar o título: On-line, por meio do Autoatendimento do Eleitor no site do TSE (Opção 6: "Regularize seu título eleitoral cancelado"). Presencialmente, nos cartórios eleitorais ou postos de atendimento do TRE-BA. Os horários e endereços estão disponíveis no portal do TRE.
O título cancelado não é apenas um impedimento para votar. Ele também gera uma série de restrições legais e administrativas, entre elas: Impedimento de emissão de documentos, como passaporte e RG (exceto em casos de retorno ao Brasil); Impossibilidade de inscrição ou posse em concursos públicos; Proibição de renovação de matrícula em instituições de ensino públicas ou fiscalizadas pelo governo; Dificuldade para obtenção de empréstimos em instituições financeiras públicas; Limitações em atos como declaração de IR e serviço militar obrigatório; NImpossibilidade de obter documentos em repartições diplomáticas no exterior.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuva