O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou nesta quarta-feira (18) a declaração do ex-ministro José Dirceu, que apontou o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), como um dos nomes com potencial para disputar a Presidência da República em 2030. A fala ocorreu durante a entrega do Selo Lilás a 116 organizações públicas, privadas e da sociedade civil, em Salvador.
Ao ser questionado pela imprensa, Jerônimo elogiou a trajetória de Rui e o classificou como uma liderança com experiência política e capacidade de gestão. “Temos uma safra de excelentes ministros, senadores, deputados e governadores que têm plenas condições de construir um ambiente favorável à sucessão. Rui Costa é um deles. Tem perfil de gestor e é um político experiente: foi vereador, deputado, secretário, governador e, agora, ministro da Casa Civil”, afirmou o governador.
Para Jerônimo, discutir a sucessão de Lula não deve se restringir ao processo eleitoral, mas considerar a continuidade de um projeto de governo eficiente. “O nome de Rui deve ser guardado para um possível uso na hora que o Brasil precisar de um bom gestor nacional”, declarou.
Ainda durante o evento, Jerônimo comentou os rumores sobre uma eventual desistência do senador Jaques Wagner (PT) da disputa à reeleição em 2026, para assumir a coordenação da campanha de Lula. Segundo ele, qualquer decisão cabe ao próprio Wagner, mas reafirmou que, até o momento, o senador mantém sua pré-candidatura.
“Quem tem que falar sobre desejo de coordenar uma campanha ou de ser senador é o próprio Jaques Wagner. Até hoje, o que eu ouvi é que ele continua candidato, e isso nos anima. Wagner tem uma contribuição valiosa, tanto pelo respeito que tem do povo e dos políticos baianos quanto pela orientação que nos oferece. O que está na minha mente é que ele é candidato. O que acontecer em 2026 será discutido em 2026.”
As especulações surgiram em meio à possibilidade de reconfiguração da chapa majoritária da base aliada, o que poderia abrir espaço para nomes como o do senador Angelo Coronel (PSD), em um cenário de composição “puro-sangue”.
Durante a solenidade, Jerônimo também reforçou o compromisso do governo estadual com a valorização das mulheres no mercado de trabalho. O Selo Lilás, iniciativa do governo da Bahia, reconhece instituições que adotam práticas de promoção da igualdade de gênero e respeito aos direitos das mulheres no ambiente laboral. “Nosso esforço é garantir que, durante a execução de seu trabalho, as mulheres sejam respeitadas, tenham igualdade na remuneração e sejam reconhecidas pelo que criam e realizam no seu ambiente. O selo existe também para isso”, completou Jerônimo.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas