Baixo Sul Baixo Sul

Ex-servidor da Santa Casa de Valença é preso no Ceará acusado de desvio milionário na entidade

As investigações, conduzidas pela Delegacia Territorial de Valença com apoio da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), apontam que o investigado se aproveitava da função que exercia na Santa Casa para manipular os valores do próprio salário.

01/07/2025 20h40 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

A Polícia Civil da Bahia desarticulou um esquema de fraude que teria causado um prejuízo de cerca de R$ 2 milhões à Santa Casa de Misericórdia de Valença. O principal suspeito, um homem que atuava como servidor da instituição, foi localizado e preso no último sábado (29), no município de Caucaia, no estado do Ceará, por equipes da Polícia Militar cearense. Ele já está sendo transferido para Valença e seguirá à disposição da Justiça.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Territorial de Valença com apoio da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), apontam que o investigado se aproveitava da função que exercia na Santa Casa para manipular os valores do próprio salário. Segundo a polícia, desde 2018 ele inseria dados falsos no sistema de envio da folha de pagamento ao banco, resultando em depósitos significativamente superiores ao valor real de seus vencimentos.

A fraude foi descoberta de forma acidental por uma funcionária do setor financeiro, no dia 6 de março deste ano. A partir disso, a diretoria da Santa Casa contratou uma auditoria independente, que confirmou o esquema. Um relatório parcial entregue à Polícia Civil aponta que apenas em 2024 o investigado teria recebido, de forma indevida, R$ 267.517,37.

As apurações também revelaram que a conta bancária do suspeito estava vinculada a outras pessoas que, possivelmente, também foram beneficiadas pelos desvios, levantando a hipótese de participação de terceiros. Com base em indícios robustos e após a coleta de depoimentos, a autoridade policial representou pela prisão preventiva, que foi deferida pelo Judiciário.

A atuação da Polícia Militar do Ceará foi fundamental para a localização e prisão do acusado, que se encontrava foragido desde a decretação da prisão. Agora, ele será apresentado à Justiça baiana para responder pelo crime de furto mediante fraude, previsto no artigo 155, §4º, inciso II do Código Penal Brasileiro.

A Polícia Civil da Bahia reforça que as investigações prosseguem, com o objetivo de quantificar com precisão o montante total desviado e identificar todos os envolvidos no esquema. A ação é resultado de um trabalho técnico e diligente da Delegacia Territorial de Valença, em parceria com a 5ª Coorpin, e reforça o compromisso das forças de segurança no combate aos crimes contra o patrimônio e na defesa de instituições de relevância social, como a Santa Casa de Misericórdia de Valença.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA

Valença - Bahia

Sobre o município
Notícias de Valença - BA
Ituberá, BA
Atualizado às 05h04
16°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 26°

16° Sensação
1.78 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (1.2mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)

Mín. 17° Máx. 24°

Chuvas esparsas
Amanhã (12/07)

Mín. 17° Máx. 25°

Chuvas esparsas