Uma ação de solidariedade aos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul, iniciada em Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, culminou na ida de uma carreta-baú lotada de donativos para os gaúchos, na manhã desta sexta-feira (17). O caminhoneiro Everton Souza, “Zezinho”, cedeu o seu veículo de trabalho e se colocou à disposição para ir até o Rio Grande do Sul levar as doações. Logo a iniciativa tomou as redes sociais e uma campanha de donativos foi criada com sucesso.
O comerciante Rogério de Lamparina, que fez um apelo em vídeo e colaborou na campanha para que as pessoas ajudassem nas doações, disse ao Portal Baixo Sul que uma grande corrente de solidariedade surgiu nos municípios da região e rapidamente cidades como Valença, Nilo Peçanha, Taperoá, Ituberá, Igrapiúna e Camamu, incluindo seus povoados e distritos arrecadaram toneladas de roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza e água mineral.
Rogério explicou que essa primeira leva de donativos é composta exclusivamente de alimentos, remédios, água mineral e produtos de higiene e limpeza e uma parte das roupas. Uma segunda remessa já está programada para levar roupas e outros itens de primeira necessidade. “O ponto de coleta nosso foi ali no Atacadão do Gesso, cedido pelo nosso querido Idalto do BarHil, no qual nós fizemos a triagem de tudo que mandaram, principalmente roupas. Fizemos a triagem porque teve muita roupa que serão encaminhadas aos gaúchos”, disse Rogério.
Alunos do Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu e do municipal Horácio de Matos também ajudaram na triagem dos donativos enviados ao RS. Na manhã deste sábado (19), a carreta da solidariedade passou por Ubaitaba, onde também recebeu o apoio dos moradores com doações.
Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 29°
Parcialmente nublado