Turismo Turismo

Experiências oferecidas pela Bahia são promovidas no Salão Nacional do Turismo

"É por esse patrimônio único e pelo trabalho de estruturação dos destinos, desenvolvido pelo Governo do Estado, que o estado ocupa posições de liderança no turismo nacional”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

12/08/2024 10h51
Por: Redação
André Gattaz
André Gattaz

A diversidade de atrativos da Bahia é promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, onde acontece o 8º Salão Nacional do Turismo, uma vitrine para os destinos brasileiros, organizada pelo Governo Federal. O evento foi aberto na quinta-feira (8) e seguiu até domingo (11), com a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas, entre profissionais do setor e visitantes.

Continua após a publicidade

A Setur-BA levou experiências irresistíveis para o turista. Quem vai ao estande do órgão encontra a reprodução de cenários da Igreja do Bonfim e da sensação de atravessar a Baía de Todos-os-Santos de canoa havaiana. Óculos de realidade virtual levam as pessoas para as belezas naturais da Chapada Diamantina. Ter o corpo pintado por indígenas da Costa do Descobrimento é outra opção. Na gastronomia, a degustação de acarajé e “cravinho”, a tradicional bebida de infusão do Pelourinho, e de chocolates produzidos na Costa do Cacau, que abriga a Mata Atlântica, lindas praias e o roteiro da Estrada do Chocolate, uma imersão na história da lavoura cacaueira.

A representação da Festa de Iemanjá, celebrada em Salvador no dia 2 de fevereiro, está presente no espaço dedicado às principais manifestações populares do Brasil. A Rota da Liberdade, formada por quilombos no Recôncavo baiano, que desenvolvem o turismo comunitário, e a observação de aves e de baleias são outras possibilidades disponíveis em zonas turísticas da Bahia. Para animar o Salão do Turismo, um mini trio elétrico circula pelos estandes tocando axé music.

“Trouxemos apenas uma parte da multiplicidade de experiências que a Bahia oferece aos visitantes. A nossa participação tem atraído a atenção no evento, pela criatividade e magnetismo dos baianos, com toda a sua história, cultura, sincretismo religioso, riquezas naturais, gastronomia e muito mais. É por esse patrimônio único e pelo trabalho de estruturação dos destinos, desenvolvido pelo Governo do Estado, que o estado ocupa posições de liderança no turismo nacional”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Em visita ao estande da Bahia, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, destacou que as características do estado favorecem a atração de turistas. “Tudo o que se fala de diversidade no Brasil você encontra na Bahia. Por isso, o estado é um parceiro permanente da Embratur, em todas as feiras e em toda estratégia que a gente tenha, seja qual for o mercado. Comemoramos o número crescente de estrangeiros na Bahia, que agora terá o voo de Paris, uma grande conquista, fruto do belíssimo trabalho feito pelo governo baiano”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.