Nesta quarta-feira (14), o município de Valença, no Baixo Sul, será palco de uma importante conferência de economia popular e solidária. O evento faz parte da programação da Quarta Conferência Nacional de Economia Solidária, que este ano traz como tema "Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo Territórios Democráticos por meio do Trabalho Associativo e da Cooperação".
O encontro em Valença faz parte de uma série de 10 encontros interterritoriais de Economia Solidária, abrangendo os 27 Territórios de Identidade do estado. As etapas preparatórias antecedem a Conferência Estadual de Economia Solidária (Conaes-Ba), que volta a acontecer em novembro, em Salvador, depois de dez anos de suspensão.
A conferência, realizada pelo Centro Público de Economia Solidária da Bahia (CESOL Baixo Sul), conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), e do Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego.
O tema resgata o enfrentamento das trabalhadoras e trabalhadores frente à dinâmica econômica do capitalismo, marcada pela competição e pelo empreendedorismo individual. A economia popular e solidária, que contrapõe essa lógica, já é vivenciada há muitas centenas de anos no Brasil de diversas formas e em territórios e territorialidades diferentes.
A conferência contará com a presença de Wenceslau Júnior, Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da SETRE e outras representações do Governo do Estado da Bahia.
O evento reunirá agentes públicos envolvidos diretamente com políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda, economia solidária e sustentabilidade nos territórios do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá. A conferência ocorrerá no Colégio Estadual Gentil Paraíso, localizado na Rua Professor Pedro Sancho, número 49, no bairro Graça, em Valença, com início previsto para as 9h da manhã.
Esta conferência representa uma oportunidade única para fortalecer o diálogo e a cooperação entre os diferentes agentes envolvidos na promoção de uma economia mais justa e inclusiva, que prioriza o trabalho associativo e a solidariedade.
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas