Bahia Bahia

Seminário discutirá atuação dos municípios na gestão e proteção do patrimônio cultural na Bahia

Os instrumentos de proteção ao patrimônio cultural nos municípios e os desafios para a implementação dos sistemas municipais de cultura serão tema de painéis, os quais serão sucedidos por debates.

20/08/2024 10h26
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

O Ministério Público estadual realiza nesta sexta-feira, dia 23, o “II Seminário do Patrimônio Cultural do Ministério Público do Estado da Bahia”. O evento, promovido pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do MP (Nudephac), discutirá a atuação dos municípios baianos na gestão e proteção do seu patrimônio cultural. O seminário faz parte das comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, e será realizado no auditório da sede do MP no bairro de Nazaré, em formato híbrido, das 8h às 12h30. 

Continua após a publicidade

Os instrumentos de proteção ao patrimônio cultural nos municípios e os desafios para a implementação dos sistemas municipais de cultura serão tema de painéis, os quais serão sucedidos por debates. As atividades terão caráter formativo e são voltadas para promotores de Justiça, servidores e estagiários com atuação na defesa do patrimônio histórico e cultural, fazedores de cultura, conselheiros de cultura, gestores de cultura e demais interessados. 

De acordo com o coordenador do Nudephac, promotor de Justiça Alan Cedraz, o seminário permitirá uma discussão ampliada sobre o atual panorama dos sistemas municipais de cultura do estado e estratégias para o aprimoramento desses sistemas. “Tendo em vista sua proximidade com os bens culturais, a estruturação dos sistemas municipais de cultura é tema importantíssimo para garantir uma defesa adequada do nosso patrimônio, permitindo uma maior vigilância sobre estes, bem como a tutela do patrimônio histórico e cultural de relevância local”, garantiu. Ainda segundo o promotor de Justiça, o evento “será importante também para discutirmos estratégias para a proteção do patrimônio imaterial, tema de grande relevância e que precisa de atenção dos órgãos de proteção do patrimônio”, afirmou. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.