Bahia Bahia

Festival de artesanato e cerâmica impulsiona economia em Ibirataia

A 15ª edição do festival de artesanato 'Queima dos homens de barro' acontece de 18 a 21 de setembro

05/09/2024 17h16
Por: Redação Fonte: Ibahia
Divulgação
Divulgação

A 15ª edição do Festival de Artesanato 'Queima dos Homens de Barro' acontece entre os dias 18 e 21 de setembro em Ibirataia, cidade do sul do estado. O evento é considerado um ritual de transformação da argila em cerâmica. E por promover um resgate cultural, ele movimenta o turismo e a economia criativa da região.

Continua após a publicidade

As esculturas feitas de barro chegam a medir oito metros de altura, com peso de até três toneladas e atrai turistas nacionais e internacionais. Oficinas de cultura, arte e educação, workshops, exposição artística, shows musicais, feira de economia criativa e visitas às fazendas de cacau fazem parte dos quatro dias de programação.

Ainda durante a programação, cerca de 80 performers locais se apresentam, tornando o festival um marco cultural e turístico. O evento foi criado pela artista plástica Selma Calheira, que produz as obras com influência indígena, árabe, espanhola e com uma forte conexão com a natureza.

Programação completa do festival: 

Quarta-feira - 18
Vivência gratuita de arte educação para crianças da região.

Quinta-feira - 19
Vivência gratuita de arte educação para professores da região.

Sexta-feira - 20
Vivência no mundo da arquitetura, decoração e design de interiores

Sábado - 21
Dia - passeios temáticos pela região: ecoturismo, arquitetura das fazendas de cacau, visita à fazenda e produção de chocolate.

Noite - performances, artes plásticas ao vivo, galeria e exposição, manifestações locais como o Bumba Boi e as Cirandeiras.

Feira de produtos gourmet e artesanato.

Show musical.

Ritual de nascimento dos Homens de Barro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.