A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), deflagrou nesta sexta-feira (5) a Operação Falsas Promessas, que desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas, realizado por meio de rifas ilegais. A ação resultou na identificação e prisão de 21 pessoas envolvidas na movimentação de R$ 500 milhões.
As apreensões incluem dezenas de veículos de luxo, relógios caros, armas de fogo, munições, celulares, roupas de grife e dinheiro em espécie. A operação aconteceu simultaneamente em três estados. Em Salvador, 14 pessoas foram presas, outras cinco em Goiás e uma no Ceará. Durante a ação, um dos suspeitos, localizado no bairro de Santa Cruz, resistiu à prisão, foi alvejado em confronto com os policiais e não resistiu após ser socorrido.
A operação foi coordenada pelo Draco-LD e contou com o apoio de diversos órgãos, como os departamentos Especializado de Investigações Criminais (DEIC), de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e de Polícia do Interior (Depin). Também estiveram envolvidos na ação as Coordenações de Operações e Recursos Especiais (Core), de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), a Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), e as polícias civis de Goiás, Ceará e Espírito Santo.
Após mais de um ano de investigação e coleta de dados, o esquema ilegal foi desmantelado, evidenciando a complexidade das operações financeiras envolvidas no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro. O Draco-LD permanece atuando para dar continuidade às investigações e coibir atividades criminosas desse tipo na região.
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas