Bahia Bahia

Falsas Promessas: Polícia Civil prendeu 21 pessoas que movimentaram cerca de meio bilhão de reais

As apreensões incluem dezenas de veículos de luxo, relógios caros, armas de fogo, munições, celulares, roupas de grife e dinheiro em espécie. A operação aconteceu simultaneamente em três estados.

05/09/2024 19h12
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), deflagrou nesta sexta-feira (5) a Operação Falsas Promessas, que desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas, realizado por meio de rifas ilegais. A ação resultou na identificação e prisão de 21 pessoas envolvidas na movimentação de R$ 500 milhões.

Continua após a publicidade

As apreensões incluem dezenas de veículos de luxo, relógios caros, armas de fogo, munições, celulares, roupas de grife e dinheiro em espécie. A operação aconteceu simultaneamente em três estados. Em Salvador, 14 pessoas foram presas, outras cinco em Goiás e uma no Ceará. Durante a ação, um dos suspeitos, localizado no bairro de Santa Cruz, resistiu à prisão, foi alvejado em confronto com os policiais e não resistiu após ser socorrido.

A operação foi coordenada pelo Draco-LD e contou com o apoio de diversos órgãos, como os departamentos Especializado de Investigações Criminais (DEIC), de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e de Polícia do Interior (Depin). Também estiveram envolvidos na ação as Coordenações de Operações e Recursos Especiais (Core), de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), a Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), e as polícias civis de Goiás, Ceará e Espírito Santo.

Após mais de um ano de investigação e coleta de dados, o esquema ilegal foi desmantelado, evidenciando a complexidade das operações financeiras envolvidas no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro. O Draco-LD permanece atuando para dar continuidade às investigações e coibir atividades criminosas desse tipo na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.