A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, esteve presente neste domingo (8), em Ituberá, para a entrega de quatro kits de Unidades Básicas de Saúde (UBS), totalizando um investimento de R$ 180 mil. A cerimônia de entrega aconteceu no encerramento do 1º Seminário Estadual de Saúde Popular e Agroecologia do MST, realizado na Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho, localizada no Assentamento Joseney Hipólito.
Durante a entrega, Roberta Santana destacou a relevância dessa ação para o fortalecimento da saúde pública em áreas rurais. "A entrega desses kits representa um avanço significativo para garantir o acesso à saúde nas áreas rurais da Bahia. Esses assentamentos agora contam com mais infraestrutura para oferecer atendimento de qualidade às suas populações. O Governo do Estado está empenhado em levar saúde para onde é mais necessário, especialmente em comunidades historicamente menos assistidas", afirmou a secretária.
Os kits UBS entregues incluem equipamentos essenciais para o funcionamento de postos de saúde, como armários, mesas, balanças pediátricas e materiais médicos. Foram beneficiados quatro assentamentos:
Essa ação faz parte de um projeto maior que prevê a distribuição de 80 kits UBS para assentamentos de reforma agrária em todo o estado da Bahia. Com os quatro entregues neste domingo, já são sete os kits fornecidos pelo Governo do Estado para melhorar o atendimento de saúde nas comunidades rurais.
O seminário, apoiado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), reuniu trabalhadores rurais, curandeiros e profissionais da saúde para discutir a integração entre saúde popular e práticas agroecológicas. Durante o evento, foram realizadas oficinas sobre o uso de plantas medicinais, rotulagem de fitoterápicos e meliponicultura, além da exposição de produtos da reforma agrária, como fitoterápicos e fitocosméticos.
A secretária Roberta Santana destacou a importância de unir a saúde ao conhecimento tradicional do campo. "Precisamos reforçar dentro do campo e levar para o urbano essa cura das plantas medicinais, sem preconceito, de forma séria. Vocês não sabem da minha alegria de ver entrar aqui a bandeira do SUS. Porque o SUS é isso também, é para todo mundo, é universal", comentou, após participar das atividades e visitar as instalações da Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho, onde conheceu de perto experiências exitosas de agroecologia e saúde no campo.
O seminário encerrou com a certeza de que a união entre saúde e agroecologia é um caminho essencial para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades rurais baianas.
Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 29°
Parcialmente nublado