O Ministério Público da Bahia participou na quarta-feira, dia 18, do evento “Jornada OKR na PGE-BA”. O encontro foi realizado no auditório da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), no CAB, em Salvador, e reuniu procuradores, gestores e servidores que compartilharam os resultados do primeiro ano de implantação da metodologia OKR (Objetivos e Resultados-Chave, em português) na Instituição.
A promotora de Justiça Patrícia Medrado, coordenadora da Gestão Estratégica do MPBA, compartilhou a experiência da Instituição com a metodologia OKR. Em sua palestra, a promotora de Justiça apresentou o projeto “Valorizando Objetivos. Alcançando Resultados (Voar)”, que busca difundir a metodologia OKR como ferramenta para o planejamento e resolução de problemas e questões históricas e estruturais do MP baiano, “as quais demandam atenção profunda e imediata em todos os níveis de colaboração”. O projeto tem Patrícia Medrado como patrocinadora e gerente e a promotora de Justiça Milena Moreschi como cogerente.
Segundo a promotora Patrícia Medrado, o ‘Voar’ põe em prática o Plano Estratégico 2024 – 2031 do MPBA, a partir de uma “abordagem inovadora, ágil e colaborativa, que envolve a criação de um modelo de gestão baseado em resultados, a priorização da atuação organizacional integrada e resolutiva e a promoção de uma cultura de pertencimento e acolhimento dos integrantes no ambiente de trabalho”. Ela explicou que a metodologia tem foco no trabalho em equipe, na obtenção de resultados tangíveis e no acolhimento de iniciativas estratégicas de alto impacto.
Patrícia Medrado apontou que “o Projeto Voar traz uma mudança de cultura institucional, baseada na quebra de barreiras burocráticas, com fomento à utilização de ferramentas informatizadas e de business intelligence para a tomada de decisão”. A promotora informou que o projeto foi implementado em diversas iniciativas, como na instituição da Política de Atendimento e Acolhimento às Vítimas de Violência e da Política de Atenção à Saúde Mental dos integrantes do MPBA. Para difundir a metodologia já foram realizados dois workshops e três eventos na Instituição. “O Voar já produz resultados revolucionários para o MPBA”, considerou Patrícia Medrado. Diante da efetividade da metodologia e dos resultados alcançados, vem sendo construída uma interlocução interinstitucional entre o MPBA e a Procuradoria-Geral do Estado da Bahia para a construção conjunta de OKR’s.
Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 29°
Parcialmente nublado