A agricultura familiar tem sido uma força transformadora na vida de muitas mulheres da Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade do Riacho do Caboclo (Asparc), em Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia. Através da implantação de quintais produtivos, iniciativa do Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), essas agricultoras estão ampliando suas rendas ao vender para programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Com a produção de alimentos frescos e sem agrotóxicos, como banana, laranja, abóbora, coco e hortaliças, 30 famílias da comunidade têm garantido uma fonte de renda e alimentação saudável para suas casas. Além disso, os produtos também beneficiam 80 famílias em situação de vulnerabilidade social, que recebem esses alimentos mensalmente através do PAA, distribuídos em parceria com entidades como a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e outras organizações locais.
Ednalva Lima, presidente da Asparc, destaca o impacto positivo dessa transformação: "Antes, nós precisávamos comprar hortaliças e outros alimentos na cidade. Agora, nós mesmos produzimos e vendemos para o PAA e o PNAE, garantindo uma renda extra."
Outra agricultora, Valdelice Maria de Jesus, compartilha o orgulho do trabalho: "Os quintais produtivos mudaram nossas vidas. Hoje, além de consumirmos produtos saudáveis, podemos gerar uma renda mensal de até 600 reais, o que faz uma grande diferença."
Essas conquistas fazem parte dos esforços da CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que tem como missão promover a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a geração de renda para famílias agricultoras, contribuindo para um futuro mais sustentável e no combate à fome no estado.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas