A Promotoria Regional Especializada em Meio Ambiente do Recôncavo Sul, em parceria com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), realizou entre os dias 24 e 28 de outubro a Operação Venator, que visou combater crimes ambientais no Vale do Jiquiriçá. A operação se concentrou na repressão à caça ilegal, ao cativeiro e ao tráfico de animais silvestres, abrangendo os municípios de Ubaíra, Mutuípe, Laje, Varzedo e Elísio Medrado.
Sob a coordenação do promotor Dr. Julimar Barreto Ferreira, a ação foi planejada com base em levantamentos de inteligência e monitoramento de suspeitos, resultando em uma abordagem estratégica das forças de segurança. Com a operação, foram realizadas prisões, apreensões e emissão de notificações contra indivíduos envolvidos em práticas ilegais.
Principais Resultados da Operação Venator
Além disso, foram confiscados pólvora e espoletas para armas artesanais, equipamentos de camuflagem, celulares, lunetas, motosserra, armadilhas, esporas artificiais e protetores para esporas e bicos, além de nove galos de briga.
O impacto da Operação Venator foi significativo no combate à caça e ao tráfico de animais na região, contribuindo para a proteção da fauna local. O caso foi formalizado com o Auto de Prisão em Flagrante (APF nº 68499/2024), e o Ministério Público Ambiental (MPA) deu início a novos inquéritos para aprofundar as investigações.
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas