Vacina Sputnik V pode estar disponível na Bahia em até 40 dias Afirmação é do Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas

O Secretário Estadual da Saúde, Fábio-Vilas Boas, estimou, nesta quinta-feira (4), um prazo de até 40 dias para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorize a aplicação das primeiras doses da vacina russa Sputnik V no Brasil. Nesta quarta (3), a agência anunciou algumas mudanças que facilitam a aprovação de novos imunizantes contra a Covid-19 em território nacional. Entre as alterações no texto do guia para uso emergencial do fármaco, o órgão retirou a exigência de realização de estudo em fase 3 no país.

“Eu acredito que, se a Anvisa usar o prazo todo dela, que são 30 dias, daqui a 40 dias a gente tenha condições de ter a vacina em território brasileiro”, disse o secretário em entrevista à rádio Metrópole.

A decisão da Anvisa se dá na esteira de uma ação em que o governo do Estado pede ao STF (Supremo Tribunal Federal) autorização para importar a Sputnik V, com a qual tem uma garantia de recebimento de 50 milhões de doses —10 milhões até março.

Fonte: Bahia.Ba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *