Valença: Paciente testa positivo para Covid-19 pela 2ª vez em 5 meses Paciente havia contraído a doença em maio. Secretaria da Saúde acompanha o caso

O biomédico Ciro Pimentel, de Valença, que também é radialista, publicou um áudio relatando o caso de uma paciente que testou positivo para Coronavírus, através de teste rápido e RT-PCR (Swab de nasofaringe), realizados em seu laboratório, na última sexta-feira (23). Trata-se de uma paciente que, segundo relato, apresentou sintomas de Covid-19 e que procurou o laboratório para realização de exame para a confirmação da doença. Vale ressaltar que essa paciente já havia sido diagnosticada com Coronavírus no mês de maio deste ano.

“Essa paciente tinha tido um quadro razoavelmente leve há cerca de 5 meses. Fez o teste rápido e deu positivo. Um mês depois ela fez sorologia com resultado IGG positivo, ou seja, apresentando imunidade. Ontem (23), ela chegou no laboratório com quadro bastante complicado, respiratório. Fizemos o teste e foi confirmado Covid-19 pela segunda vez”, afirmou.

O biomédico alertou para que todos os pacientes que tiveram Covid-19 nos últimos 3 meses, que mantenham os cuidados de prevenção. “Cuidem-se, protejam-se e não esqueçam os protocolos como distanciamento social e uso de máscaras, os dois, não uma coisa ou outra”, concluiu, Ciro Pimentel.

Ao Portal Baixo Sul, Ciro disse que é preciso fazer, naturalmente, outros exames como o mapeamento do DNA do vírus, por exemplo, comparar com a amostra anterior para ver se é o mesmo vírus ou se é uma segunda infecção.

Renato Lima, biomédico do município, disse que a Secretaria da Saúde tomou conhecimento do caso e já iniciou a investigação para confirmação ou não, uma vez que, segundo Renato, trata-se de um teste que possui limitações e que haverá a necessidade de novos exames junto ao LACEN.

A paciente, que até então, não havia procurado a secretaria para a realização de exames, já está sob assistência da secretaria e na manhã desta segunda-feira (26), foi realizado teste rápido na paciente com resultado negativo. A secretaria informou que a investigação do caso continua e foi colhido material para a realização de novos exames como o RT-PCR (padrão ouro) na rede pública (LACEN). O resultado deve sair nos próximos dias.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já havia divulgado um editorial informando que casos de reinfecção por SARS-CoV-2, embora sejam raros, estão sendo identificados em vários países, inclusive no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *